Toques anarquistas: contribuição para uma visão de mundo alternativa

Antônio José Botelho, homem ímpar por sua inteligência e obstinação em fazer política do ponto de vista da ação e de sua análise histórica, neste seu segundo Livro, analisa, de forma interessante e com muita profundidade, várias obras importantes no cenário da história do anarquismo, nos colocando, como possibilidade, na medida em que vislumbra um futuro onde o homem poderá se relacionar econômica, política e socialmente de forma presente, autônoma, por não haverem monopólios ou grandes centros subjugando pequenos na ciência, na tecnologia, ou nas ações políticas nacionais e internacionais.

Princípios como a cooperação poderão despontar estabelecendo liames entre diferentes regiões ou até mesmo continentes, visualizando uma proposta de universalidade, pois, neste momento, vemos que a ciência, a tecnologia e o conhecimento não são tão esclarecedores da consciência como se crê. São elucidativos, mas não promovem o crescimento de todos.

A reflexão que o Autor nos convida a fazer e da qual não podemos nos eximir se quisermos, hoje, pensar nas relações sócio-econômico-políticas não nos servindo delas como instrumento de dominação, pois esta cuidadosa pesquisa e criteriosa análise nos permite acompanhar a história, porque não se constitui apenas em jogos teóricos, contemplativos, mas dinâmicos e contínuos confrontos discursivos onde diferentes autores, a partir dos seus pontos de vista, nos trazem o fato de vivermos dentro de uma visão puramente ideológica, uma vez que a vida é feita de valores não efetivados, na realidade social. O objetivo é manter intacto determinado ordenamento nas relações sociais, permeado por um elevado grau de poder que homens infringem a outros homens, num processo perverso de exploração e dominação.

Este Livro merece leitura atenta e minuciosa porque propõe a uma reflexão séria que nos leva a valorizar a solidariedade consciente como novo ponto de referência.


Prof . Dra. Jussará Lummertz, em dezembro de 1996!

 

Acesse este livro em PDF. Acesse aqui.

Livro Relacionado