A Bhagavadgita está inserida no Mahabharata. O Mahabharata é um épico indiano, que oferece entendimento do ser humano, de sua mente, de seus problemas e das várias maneiras de solucioná-los.
Nesse contexto, a Bhagavadgita é o diálogo entre o Ser, na manifestação de Sri Krishna, e o jivatma e o discípulo Arjuna. Krishna, na qualidade de mestre, com paciência e sabedoria, ensina a Arjuna a autorrealização, por meio do autoconhecimento.
O Dhammapada é parte do conjunto de escrituras, chamado Cânone Páli, Theravada, considerada a escola budista mais antiga existente. Esse conjunto de escrituras contém na sua forma mais longeva os ensinamentos de Buda. Esse texto sagrado é uma ontologia de ditos ou máximas, em versos e estrofes, que se referem principalmente aos ensinamentos éticos e morais do Budismo.
A Ramagita faz parte do Puranas. Compiladapor Veda Vyasa ensina o Dharma na perspectiva do Vedanta. Rama, avatara, uma encarnação de Vishnu, manifesta-se com o propósito de reeducar a Humanidade, relembrando o Dharma.
Antônio José Botelho, Sarvananda Deva, pratica Hatha Yoga desde dezembro de 2005. EM 2011, finalizou o Curso Livre de Instrutor de Yoga com Pedro Kupfer, com que viajou para a Índia em 2019, visitando Pushkar e Rishikesh. Desde então, tem participado de estudos de Vedanta, a maioria com Pedro. Já sintetizou e publicou dois livros sobre Upanishads, com base em traduções de Carlos Alberto Tinoco, de quem recebeu iniciação no Tantra Yoga, em 2008. Já executou oito e mantém quatro projetos voluntários de Hatha Yoga, em Manaus. Em 2020, finalizou Curso Livre sobre Mitologia dos Ansanas com Carlos Eduardo Barbosa.
Acesse este livro em Clube de Autores