Apontamentos de engenharia econômica: um enfoque a partir do anarquismo no contexto do desenvolvimento sustentável

Reunir o improvável.

Talvez essa frase contribua para a compreensão de mais este fruto das reflexões do Prof. Antônio Botelho.

Duas décadas de vida profissional dedicadas à Suframa, com a experiência de ter contribuído em diversos de seus setores, conferem ao autor uma posição privilegiada para a discussão dos problemas do desenvolvimento local, um desafio que tem enfrentado especialmente através de uma produção intelectual já ampla, registrada em livros, artigos em revistas especializadas, jornais e mídia digital. Em anos recentes, tem se consolidado o seu personagem de animador da reflexão coletiva, proporcionado pelo constante estímulo aos que se constituem em seus pares virtuais, a partir de textos eletrônicos divulgados pela grande rede.

Escudado por uma natureza intelectual essencialmente irrequieta, estende à sua lista de contribuições mais este trabalho, que nos instiga a associar, à exatidão da engenharia econômica, de conceitos consolidados, a ebulição proporcionada pelo tema do desenvolvimento econômico sustentável. E como se a tarefa já não fosse árdua o bastasse, ainda acrescenta a tudo isso elementos de sua antiga paixão, o anarquismo.

O leitor atento saberá valorizar o fato de que o texto aqui apresentado, resultado de um inusitado

arranjo de temas a princípio tão distantes, antes de ser tomado como uma abordagem definitiva, pode bem ser um ponto de partida para a exploração de novas associações.

E essa contribuição é bem característica do perfil do Prof. Antônio Botelho, e de sua trajetória acadêmica, ora como aluno aplicado, ora como tutor.

Despojado quando compartilha suas idéias, submetendo-a à apreciação coletiva; atento ao nutrir-se dos resultados dessa interação para dar continuidade à pavimentação de seu caminho intelectual.

Quase sempre trazendo o improvável à nossa realidade.

Mas sempre convidando à reflexão e ao debate.

      Guajarino de Araújo Filho
     Doutorando em Engenharia Produção
                       pela COPPE/UFRJ

Acesse este livro em PDF. Clique aqui.

Livro Relacionado